sexta-feira, outubro 26, 2007

Novas Aprendizagens com conceitos

No dia 24 de outubro, às 8h30min na sala 601 da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, participei do XIX Salão de Iniciação Cientifica da UFRGS. Assisti a seguinte apresentação:
Titulo do trabalho: : INTERFACES ENTRE LINGUAGENS DINÂMICAS E O PROBLEMA DA SIMETRIA INVERTIDA: O CASO DO PPH.
Apresentação: José Vicente Moreira Mello
Professora Orientadora: Cintia Inês Boll
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS
SUB-ÁREA: Educação - Formação de Professores
RESUMO DO TRABALHO:
"A disponibilidade de tecnologias para o desenvolvimento de sistemas educacionais na Internet torna o desenvolvimento do ensino à distância quase que natural no processo de aquisição de meios para o ensino e aprendizagem. Pensar no desenvolvimento de um objeto educacional voltado para a formação de professores exige que pensemos em formas de superar o problema da simetria invertida. Neste sentido, o PPH, enquanto um objeto voltado para especificidade desse público tenta dar conta dessa questão na medida em que se utiliza de linguagens dinâmicas e de diversas mídias na sua concepção e desenvolvimento. No âmbito da programação, o uso das linguagens PHP, MYSQL e JavaScript dão conta da resolução do problema da simetria invertida na medida em que, em conjunto, tornam possíveis e viáveis o desenvolvimento de ferramentas de uso dinâmico, muito mais fundadas na práxis do processo de ensino e aprendizado que nas limitações tecnológicas de tais linguagens. Testes pilotos realizados com a versão beta demonstram que há uma maior autoria e interatividade tanto do aluno quanto do professor e que novas formas de customizar esse ambiente dependem muito mais da criatividade do professor ao incorporar vídeos, áudios, textos, etc., do que da própria equipe de desenvolvedores".
Novas aprendizagens que construí:
Que simetria Invertida significa:
No sentindo que é vivendo o papel do aluno que ele aprende a ser professor. Que muitos professores e professoras usam a Simetria Invertida, ou seja, fazem prova oral, não discutem o plano de ensino com os alunos, são antidemocráticos em sala de aula e não dão voz ao aluno. E na prática do aluno este mesmo professor/a quer que o seu aluno seja democrático, atencioso e ouça os seus alunos. Isto é a simetria invertida. "Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço."
Site de acesso: http://www6.ufrgs.br/pph

Um comentário:

Cíntia Inês Boll disse...

Puxa, que 'puxão de orelha', hein?! Ainda bem que não faço parte desta lista aí de cima... Sobre o que é Simetria Invertida se colocares no google CNE CP/1 de 18 de fevereiro de 2002 encontrarás o aquivo. Abraços.