sexta-feira, outubro 26, 2007

Novas Aprendizagens quanto ao Curso de Pedagogia a Distância da UFRGS

No dia 24 de outubro, às 8h50min na sala 601 da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, participei do XIX Salão de Iniciação Cientifica da UFRGS e assisti a seguinte apresentação:
Titulo do trabalho: "Olhares sobre o Curso de Pedagogia a distância na Formação de Professores de EJA"
Apresentação: Damiana Ballerini
Professoras Orientadoras: Cintia Inês Boll e Daniela Brum Menegotto
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS
SUB-ÁREA: Educação - Formação de Professores.
Resumo do Trabalho:
"Este trabalho apresenta uma investigação acerca das percepções de professores-alunos, do PEAD - Curso de Licenciatura em Pedagogia: Anos Iniciais do Ensino Fundamental, docentes atuantes na modalidade EJA - Educação de Jovens e Adultos, na Rede de Ensino Pública de Gravataí, Rio Grande do Sul. Tal PEAD vem sendo oferecido na modalidade a Distância pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A partir de entrevistas semiestruturadas feitas com estes professores-alunos, pretendo tecer uma análise do que eles pensam sobre as diferentes modalidades de ensino: EJA e EAD, além de verificar as transformações percebidas por eles desde o início do curso de graduação até o momento atual de estudo, em relação às próprias práticas pedagógicas enquanto docentes. Busco desta forma, lançar olhares acerca da influência da formação acadêmica realizada na modalidade a Distância nas práticas pedagógicas dos professores-alunos do PEAD. Neste momento, a Educação a Distância está sendo uma de minhas inspirações para repensar a Educação como um todo, o papel do professor frente a esta "nova" realidade que vivenciamos, a era da informática, mais precisamente a da Internet. Pretendo assim, discutir as estratégias e as metodologias utilizadas na formação desses professores-alunos por meio da EAD, que é também considerada uma modalidade de ensino regular, porém a Distância, rompendo os limites do tempo e do espaço. A EAD faz ao longo do tempo uso de tecnologias tais como: carta, rádio, TV, além de outras, e hoje, a Internet, que é apresentada como mais uma opção tecnológica neste complexo processo educativo. Desta forma, problematizo: quais as implicações desta formação acadêmica a Distância nas práticas pedagógicas dos docentes que atuam na EJA? "
Novas aprendizagens que construí:
Que esta pesquisa foi feita com alunos do Curso de Pedagogia a Distância da UFRGS, estudam no Pólo de Gravataí e 5% (cinco por cento) dos alunos são professores do EJA- Educação de Jovens e Adultos.
Que esta pesquisa tem como objetivo saber como o referido curso contribui para as práticas pedagógicas dos alunos da EJA.

Um comentário:

Cíntia Inês Boll disse...

MAs, o que aprendestes? O que ficou entre as aproximações que a pesquisadora faz entre evasão e EJA? Abraços.