No dia 24 de outubro, às 8h50min na sala 601 da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, participei do XIX Salão de Iniciação Cientifica da UFRGS e assisti a seguinte apresentação:
Titulo do trabalho: "Olhares sobre o Curso de Pedagogia a distância na Formação de Professores de EJA"
Apresentação: Damiana Ballerini
Professoras Orientadoras: Cintia Inês Boll e Daniela Brum Menegotto
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS
SUB-ÁREA: Educação - Formação de Professores.
Resumo do Trabalho:
"Este trabalho apresenta uma investigação acerca das percepções de professores-alunos, do PEAD - Curso de Licenciatura em Pedagogia: Anos Iniciais do Ensino Fundamental, docentes atuantes na modalidade EJA - Educação de Jovens e Adultos, na Rede de Ensino Pública de Gravataí, Rio Grande do Sul. Tal PEAD vem sendo oferecido na modalidade a Distância pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A partir de entrevistas semiestruturadas feitas com estes professores-alunos, pretendo tecer uma análise do que eles pensam sobre as diferentes modalidades de ensino: EJA e EAD, além de verificar as transformações percebidas por eles desde o início do curso de graduação até o momento atual de estudo, em relação às próprias práticas pedagógicas enquanto docentes. Busco desta forma, lançar olhares acerca da influência da formação acadêmica realizada na modalidade a Distância nas práticas pedagógicas dos professores-alunos do PEAD. Neste momento, a Educação a Distância está sendo uma de minhas inspirações para repensar a Educação como um todo, o papel do professor frente a esta "nova" realidade que vivenciamos, a era da informática, mais precisamente a da Internet. Pretendo assim, discutir as estratégias e as metodologias utilizadas na formação desses professores-alunos por meio da EAD, que é também considerada uma modalidade de ensino regular, porém a Distância, rompendo os limites do tempo e do espaço. A EAD faz ao longo do tempo uso de tecnologias tais como: carta, rádio, TV, além de outras, e hoje, a Internet, que é apresentada como mais uma opção tecnológica neste complexo processo educativo. Desta forma, problematizo: quais as implicações desta formação acadêmica a Distância nas práticas pedagógicas dos docentes que atuam na EJA? "
Novas aprendizagens que construí:
Que esta pesquisa foi feita com alunos do Curso de Pedagogia a Distância da UFRGS, estudam no Pólo de Gravataí e 5% (cinco por cento) dos alunos são professores do EJA- Educação de Jovens e Adultos.
Que esta pesquisa tem como objetivo saber como o referido curso contribui para as práticas pedagógicas dos alunos da EJA.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
MAs, o que aprendestes? O que ficou entre as aproximações que a pesquisadora faz entre evasão e EJA? Abraços.
Postar um comentário