Os professores Crédine Menezes e Rosane Aragon solicitaram que encaminhássemos materiais onde fosse evidenciado que os alunos mudaram sua prática depois que entraram no PEAD - Curso de Pedagogia a Distância. Descrever como faziam e como estão fazendo atualmente. Esta solicitação precisava ser elaborada com urgência, pois a Coordenação do PEAD precisava preparar um relatório para a SEAD - Secretaria de Educação a Distância da UFRGS, mostrando as evidências de transposição das aprendizagens dos alunos nas suas práticas diárias. Foi solicitado que descrevêssemos como ocorreu a Transposição Didática. Após participar da aula do ESPEAD no dia 30 de outubro aprendi o que significa o termo Transposição Didática.
Transposição didática é a apropriação de um novo conhecimento que faz mudar a prática a partir do conhecimento adquirido.
Segundo Chevallard (1991:31 apud PINHO ALVES, 2001), a transposição didática é entendida como um processo, no qual, "Um conteúdo do saber que foi designado como saber a ensinar sofre a partir daí, um conjunto de transformações adaptativas que vão torná-lo apto para ocupar um lugar entre os objetos de ensino. O trabalho que transforma um objeto do saber a ensinar em um objeto de ensino é denominado de Transposição Didática".
Fontes:
PINHO ALVES, J. Regras da Transposição Didática aplicada ao Laboratório Didático. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 17. nº 2. Agosto 2000. p. 174-188.
Disponível :<http://www.cori.unicamp.br/jornadas/completos/UFSM/APRENDIZAGEM_DE_CONTEUDOS.doc> acesso em 05.11.2007.
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Um comentário:
Gerson, e o que a transposição didática se relaciona(ou não) com a Simetria Invertida? Abraços.
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