terça-feira, outubro 23, 2007

Novas aprendizagens com a Interdisciplina: Música na Escola.


Na verdade não costumamos escrever nossas novas aprendizagens, pois isto já é intrínseco de cada um de nós. Nunca escrevi por exemplo. " Hoje aprendi a pegar um texto do word e colar no meu blog", utilizando as teclas "CTRL C" para e "CTRL V", pois no momento que aprendi isto não precisei escrever. A partir desta fala relato que escrever sobre novas aprendizagens é algo novo neste processo de construção de conhecimento.
Na condição de tutor da interdisciplina: Música na Escola, no Pólo de Sapiranga, li o artigo intitulado: De quem é a música?" da autora Ana Paula Melchiors Stahlschmidt. Um texto de três páginas , simples e apresentado de forma bem didática. Ao completar a minha leitura, aprendi, descobri, algo muito interessante ," conforme o texto abaixo:
" Tal fato não surpreende se pensarmos que, desde momentos anteriores ao nascimento, a música - pensada aqui não somente como uma forma artística, mas também como sonoridade - faz parte de nossa vida. Já no útero, aproximadamente na metade da gestação, o bebê humano é capaz de escutar os sons do ambiente em que está inserido, aí incluídos o repertório musical de seu grupo social e familiar, os sotaques que compõe sua comunidade lingüística e, especialmente, a voz materna. (STAHLSCHMIDT, pag.01).

Novas aprendizagens que construí:
Minha descoberta na verdade foi que desde os momentos anteriores ao nascimento, a música já faz parte de nossa vida. Dentro do útero já somos capazes de escutar os sons do ambiente em que estamos inseridos. Por isso a música muitas vezes consegue exprimir o inexprimível, marcar a nossa vida de forma inigualável. Esta aprendizagem tem um significado especial para mim, pois gosto de música , cantei em Coral, canto todos os dias, mas não sabia que ela tem esta força inexplicável de ultrapassar os corpos mesmo antes do nascimento. Quando reflito em música já penso de forma diferente, com outra perspectiva e olhar e consequentemente fazendo novos links.

2 comentários:

Cíntia Inês Boll disse...

Então, quais as músicas da tua família? Quais convivem ou conviveram contigo na tua infância e em outros momentos e que ainda fazem parte de teu cotidiano? Como elas se relacinam com os conceitos trabalhados na interdisciplina? Aguardo... Abraços.

Unknown disse...

Oi Gérson!
A interdisciplina de música foi bastante significante para todos nós no PEAD e apreciar a música é mesmo algo sensacional. Ter conhecido a professora Simone foi maravilhoso pois ela realmente nos encanta com seus ensinamentos e sua experiência com a música.
Um abraço.